SEJAM BEM VINDOS

COM OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS, A CIÊNCIA TEM QUE TER PERNAS LONGAS E ESTAR CAMINHANDO BEM JUNTINHO ÀS NOVIDADES.

VAMOS NOS ENVOLVER NESSA CAMINHADA !


Astronomia

















Astronomia: 2014 terá 5 Superluas, inclusive em 1º de janeiro


O novo ano trará também uma Superlua. O fenômeno ocorre quando o satélite natural está mais perto do nosso planeta do que sua distância média e se repetirá outras quatro vezes em 2014, uma na noite de 1º de janeiro. No mesmo mês, o fenômeno se repete, no dia 30. Infelizmente, nessas duas ocasiões, teremos Lua Nova. 







Impressão artística do planeta azul HD 189733b mostra cores que lembram a Terra Foto: NASA, ESA, M. Kornmesser / Divulgação
Super-Terras, queda de meteorito e água em Marte: veja fotos do espaço
Foto: NASA, ESA, M. Kornmesser / Divulgação

A Superlua ocorre quando o satélite natural está no perigeu (ponto mais próximo da Terra) ou perto dele. Ocorre durante a Lua Nova ou Cheia e pode afetar as marés. Segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), "quando Sol, Lua e Terra estão alinhados (o que ocorre nas fases de Nova ou Cheia), a maré solar tem um efeito adicional na maré lunar, criando marés muito altas e muito baixas".
Em 10 de agosto teremos a maior Superlua do ano, e será Lua Cheia, o que pode resultar em um espetáculo nos céus - se o tempo colaborar.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/astronomia-2014-tera-5-superluas-inclusive-em-1-de-janeiro,afa094a4c4a43410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Há 11 anos, 1º ônibus espacial partia para viagem final

O Columbia foi o primeiro ônibus espacial. Em 12 de abril de 1981, ele fez o primeiro lançamento de uma nave espacial reutilizável. Foi utilizado em uma missão que recolheu um satélite em 1990, pela primeira missão em órbita totalmente voltada a experimentos científicos. Mas a nave ficou conhecida por uma tragédia que começou em 16 de janeiro de 2003. 


Ônibus espacial Columbia lançado em 2003: acidente causou a desintegração da espaçonave e a morte de sete astronautas. Foto: Getty Images
Naquele dia, eram lançados no Columbia sete astronautas - incluindo o primeiro israelense no espaço, Ilan Ramon. O objetivo da missão, novamente, era totalmente científico. Os tripulantes passaram 24 horas por dia em um laboratório dentro da espaçonave para experimentos em microgravidade. 

No retorno, em 1º de fevereiro, o escudo térmico de uma de suas asas sofreu danos com o impacto de uma peça de espuma isolante que tinha se soltado do tanque externo da nave pouco após seu lançamento, duas semanas antes. O dano causou a desintegração da espaçonave e a morte dos astronautas. 

Depois deste acidente, o governo do presidente George W. Bush decidiu pôr fim ao programa dos ônibus espaciais, embora tenha permitido aos três restantes voar até 2011 para dar tempo para concluir a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), cumprindo assim com os compromissos dos Estados Unidos com seus sócios. 

A frota de ônibus espaciais ficou parada em terra durante quase um ano e o governo Bush avaliou seriamente por fim ao programa. Mas o presidente acabou cedendo às pressões dos parceiros internacionais para completar a ISS. 

Fonte: Terra
http://www.astronews.com.br/












                             http://www.das.inpe.br/ciaa/





Vistas do Sistema Solar