O concurso surge no âmbito
do Ano Internacional da Luz – 2015, como iniciativa de evidenciar às nossas
escolas a importância da luz e das tecnologias óticas na vida das pessoas, no
futuro e no desenvolvimento da sociedade.
As premissas adotadas para o
concurso na DERO é embasada no concurso internacional LUZ EM FLASH - http://ail2015.org/concurso-de-fotografia_luz-em-flash/.
-Nossos objetivos são:
.A produção de fotografias que mostrem o
papel vital que a luz e as tecnologias baseadas na luz desempenham no dia a
dia. Será dada preferência a fotografias cujo conteúdo evidencie uma das quatro
dimensões da luz: ciência, tecnologia, natureza e arte/cultura;
.As fotografias para o concurso serão
selecionadas primeiramente nas escolas e integrarão a exposição “LUZ E VIDA”
que acontecerá no Osasco Plaza Shopping na semana de 17 a 22/08/15. Nesse
período ocorrerá a seleção final das mesmas.
Passamos agora aos critérios
gerais:
-Participantes
1) O concurso é aberto a
todos os alunos das escolas jurisdicionados à DERO, sob a orientação dos
Professores e Gestores;
2) Nenhum membro do júri
participará neste concurso.
-Especificações Técnicas de Acesso e
Condições de Participação na Unidade Escolar
1)Cada aluno (individual ou
grupo) poderá apresentar no máximo dois trabalhos;
2)Os alunos deverão
apresentar as fotografias com as seguintes especificidades:
-As
fotografias em cor preto e branco deverão ser originais.
-As fotografias devem
mostrar o papel vital que a luz e as tecnologias baseadas na luz desempenham no
dia a dia. As fotografias devem ser enquadradas nos seguintes temas:
-
A luz na ciência
-
A luz na tecnologia
-
A luz na natureza
-
A luz na arte e/ou cultura
3)As fotografias deverão ser entregues ao Grupo Gestor em
suporte digital e impressas em papel fotográfico:
3.1-
As fotografias deverão ter a proporção e resolução mínimas de 3543x2362 píxeis
e 300 dpi, e impressas no tamanho 20x30 cm. O arquivo digital deverá ser em
JPEG/JPG ou TIFF, e ter
preferencialmente o tamanho máximo de 10 MB;
3.2-
A identificação de cada fotografia deverá incluir os seguintes itens: Escola - Nome do aluno – Nome Professor
Orientador - Tema - Título da fotografia (exemplo: Escola: Professor José da
Silva – Aluno: Tiago Ribeiro – Professor: Luiz da Silva -Tema: Natureza -
Título da Fotografia: Arcoiris);
3.3-A técnica fotográfica poderá ser digital ou
analógica (neste caso, não dispensando a digitalização);
3.4-Não serão aceitas no concurso:
.
fotografias que tenham sido sujeitas a montagem, compostas e manipuladas digitalmente
(salvo pequenas correções dos parâmetros básicos da imagem, tais como,
contraste, cor e luminosidade);
.
fotografias com qualquer artifício;
.
sequências de imagens;
.
fotografias panorâmicas fora do formato especificado;
.
fotografias com margens (brancas, molduras ou outras);
.
assinaturas, datas ou outros dados;
3.5 – A Escola (Gestores, Professores e Alunos) são responsáveis
pela sua participação e respondem pela originalidade dos trabalhos
apresentados, garantem a autoria e assumem toda a responsabilidade decorrente
de reclamações de terceiros no que diz respeito a direitos de autor e direitos conexos;
3.6 – O Grupo Gestor deverá organizar a escolha de
duas fotos que representarão a escola na DERO/Exposição LUZ E VIDA. Caso os
trabalhos tenham sido desenvolvidos em grupo, fica claro que somente um aluno
representa a escola na DERO e consequentemente, caso seja escolhido seu
trabalho, receberá o prêmio. Deve-se portanto, discutir-se coletivamente a
questão na escola;
3.7-Realizada a seleção de dois trabalhos na escola,
os mesmos deverão ser entregues no Núcleo Pedagógico em CD ou Pen Drive e fotos
impressas de acordo com orientações no item 3.1, aos cuidados de Lete e Vânia
até o dia 16/06/15.
-ENTREGA
DOS TRABALHOS NA DERO
1) Quando as fotografias forem recebidas, haverá
protocolo de recebimento, sendo que a organização do concurso não se
responsabiliza por deficiências na produção dos trabalhos;
2)Quando as fotografias em suporte digital forem recepcionadas,
serão registradas e codificadas para garantir o anonimato dos seus autores perante
o júri.
-JÚRI
1) As fotografias serão apreciadas por um júri
virtual e um júri presencial que deliberarão os resultados
até
20 de agosto 2015 às 12 horas:
1.1
O Júri Virtual: Indicaremos um link/site – Aberto ao público em geral, expondo todas
as fotos e com a seguinte enquete: Qual foto melhor traduz a proposta do
Concurso LUZ E VIDA? A enquete deverá ficar aberta no período de 20/06/2015 a
20/08/2015 às 12h00.
1.2
O
Júri Presencial será composto por especialistas nos temas propostos, e será
divulgado em data anterior a
realização
do evento LUZ E VIDA.
2) A decisão do júri é soberana.
3)
Ao
júri reserva-se o direito de não atribuir Prêmios se houver falta de qualidade nos
trabalhos;
4)O júri poderá, se assim o entender, atribuir Menções
Honrosas a trabalhos que, sejam considerados merecedores dessa distinção, à
qual não terá, necessariamente, correspondência pecuniária.
5) As fotografias serão avaliadas tendo em conta
os seguintes critérios: adequação e abrangência do conteúdo em relação ao tema,
originalidade, criatividade, qualidade das fotografias e opções técnicas.
-PRÉMIOS
.A
Definir
-DIVULGAÇÃO DOS
RESULTADOS, ENTREGA DE PRÉMIOS E EXPOSIÇÕES
.Em
20/08/15 após a escolha, será fixado junto à exposição à lista das melhores
fotografias e posteriormente haverá divulgação no Blog do NPE;
.A
cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá no dia 22/08/15 às 18h na Exposição
VIDA E LUZ no Osasco Plaza Shopping.
DIREITOS DE AUTOR
-O
participante é autor e detentor dos direitos da fotografia. Contudo, a
participação no concurso implica também a cedência dos direitos de uso
(patrimoniais) das fotografias à DERO, em regime livre não exclusivo, o que
significa que o autor pode também continuar a usufruir delas.
DISPOSIÇÕES GERAIS
.As
fotografias em formato digital deverão obedecer às especificidades indicadas
3.1.
.Enviar,
até 16 de junho de 2015, os trabalhos conforme item 3.1.
.Datas
importantes do presente concurso:
-Abertura:
24 de março de 2015;
-
Entrega de trabalhos: até 16 de junho de 2015;
-Apreciação
do júri: até 20 de agosto de 2015;
-Entrega
de prêmios: 22 de agosto de 2015;
-Exposição
de fotografias: 17 a 22/08/15;
-Serão
admitidas no concurso as fotografias que obedeçam ao presente regulamento;
-Os
casos omissos neste regulamento serão resolvidos por deliberação do júri do
concurso;
-A
participação neste concurso implica a aceitação de todos os termos do presente
regulamento;
-Eventuais
esclarecimentos devem ser solicitados a:
Vânia
vaniaprof@uol.com.br e Lete letedomiciano@hotmail.com
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