SEJAM BEM VINDOS

COM OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS, A CIÊNCIA TEM QUE TER PERNAS LONGAS E ESTAR CAMINHANDO BEM JUNTINHO ÀS NOVIDADES.

VAMOS NOS ENVOLVER NESSA CAMINHADA !


terça-feira, 14 de abril de 2015

Concurso Fotografia – Exposição LUZ E VIDA – Osasco Plaza Shopping

O concurso surge no âmbito do Ano Internacional da Luz – 2015, como iniciativa de evidenciar às nossas escolas a importância da luz e das tecnologias óticas na vida das pessoas, no futuro e no desenvolvimento da sociedade.

As premissas adotadas para o concurso na DERO é embasada no concurso internacional LUZ EM FLASH - http://ail2015.org/concurso-de-fotografia_luz-em-flash/.

-Nossos objetivos são:

.A produção de fotografias que mostrem o papel vital que a luz e as tecnologias baseadas na luz desempenham no dia a dia. Será dada preferência a fotografias cujo conteúdo evidencie uma das quatro dimensões da luz: ciência, tecnologia, natureza e arte/cultura;

.As fotografias para o concurso serão selecionadas primeiramente nas escolas e integrarão a exposição “LUZ E VIDA” que acontecerá no Osasco Plaza Shopping na semana de 17 a 22/08/15. Nesse período ocorrerá a seleção final das mesmas.

Passamos agora aos critérios gerais:

-Participantes

1) O concurso é aberto a todos os alunos das escolas jurisdicionados à DERO, sob a orientação dos Professores e Gestores;

2) Nenhum membro do júri participará neste concurso.

-Especificações Técnicas de Acesso e Condições de Participação na Unidade Escolar

1)Cada aluno (individual ou grupo) poderá apresentar no máximo dois trabalhos;

2)Os alunos deverão apresentar as fotografias com as seguintes especificidades:
-As fotografias em cor preto e branco deverão ser originais.
-As fotografias devem mostrar o papel vital que a luz e as tecnologias baseadas na luz desempenham no dia a dia. As fotografias devem ser enquadradas nos seguintes temas:
- A luz na ciência
- A luz na tecnologia
- A luz na natureza
- A luz na arte e/ou cultura

3)As fotografias deverão ser entregues ao Grupo Gestor em suporte digital e impressas em papel fotográfico:
3.1- As fotografias deverão ter a proporção e resolução mínimas de 3543x2362 píxeis e 300 dpi, e impressas no tamanho 20x30 cm. O arquivo digital deverá ser em JPEG/JPG ou TIFF, e  ter preferencialmente o tamanho máximo de 10 MB;

3.2- A identificação de cada fotografia deverá incluir os seguintes itens:  Escola - Nome do aluno – Nome Professor Orientador - Tema - Título da fotografia (exemplo: Escola: Professor José da Silva – Aluno: Tiago Ribeiro – Professor: Luiz da Silva -Tema: Natureza - Título da Fotografia: Arcoiris);

3.3-A técnica fotográfica poderá ser digital ou analógica (neste caso, não dispensando a digitalização);

3.4-Não serão aceitas no concurso:
. fotografias que tenham sido sujeitas a montagem, compostas e manipuladas digitalmente (salvo pequenas correções dos parâmetros básicos da imagem, tais como, contraste, cor e luminosidade);
. fotografias com qualquer artifício;
. sequências de imagens;
. fotografias panorâmicas fora do formato especificado;
. fotografias com margens (brancas, molduras ou outras);
. assinaturas, datas ou outros dados;

3.5 – A Escola (Gestores, Professores e Alunos) são responsáveis pela sua participação e respondem pela originalidade dos trabalhos apresentados, garantem a autoria e assumem toda a responsabilidade decorrente de reclamações de terceiros no que diz respeito a direitos de autor e direitos conexos;

3.6 – O Grupo Gestor deverá organizar a escolha de duas fotos que representarão a escola na DERO/Exposição LUZ E VIDA. Caso os trabalhos tenham sido desenvolvidos em grupo, fica claro que somente um aluno representa a escola na DERO e consequentemente, caso seja escolhido seu trabalho, receberá o prêmio. Deve-se portanto, discutir-se coletivamente a questão na escola;

3.7-Realizada a seleção de dois trabalhos na escola, os mesmos deverão ser entregues no Núcleo Pedagógico em CD ou Pen Drive e fotos impressas de acordo com orientações no item 3.1, aos cuidados de Lete e Vânia até o dia 16/06/15.

-ENTREGA DOS TRABALHOS NA DERO        

1) Quando as fotografias forem recebidas, haverá protocolo de recebimento, sendo que a organização do concurso não se responsabiliza por deficiências na produção dos trabalhos;

2)Quando as fotografias em suporte digital forem recepcionadas, serão registradas e codificadas para garantir o anonimato dos seus autores perante o júri.

-JÚRI

1) As fotografias serão apreciadas por um júri virtual e um júri presencial que deliberarão os resultados
até 20 de agosto 2015 às 12 horas:
1.1 O Júri Virtual: Indicaremos um link/site – Aberto ao público em geral, expondo todas as fotos e com a seguinte enquete: Qual foto melhor traduz a proposta do Concurso LUZ E VIDA? A enquete deverá ficar aberta no período de 20/06/2015 a 20/08/2015 às 12h00.
1.2  O Júri Presencial será composto por especialistas nos temas propostos, e será divulgado em data anterior a
realização do evento LUZ E VIDA.

2) A decisão do júri é soberana.
3) Ao júri reserva-se o direito de não atribuir Prêmios se houver falta de qualidade nos trabalhos;
4)O júri poderá, se assim o entender, atribuir Menções Honrosas a trabalhos que, sejam considerados merecedores dessa distinção, à qual não terá, necessariamente, correspondência pecuniária.
5) As fotografias serão avaliadas tendo em conta os seguintes critérios: adequação e abrangência do conteúdo em relação ao tema, originalidade, criatividade, qualidade das fotografias e opções técnicas.

-PRÉMIOS
.A Definir

-DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS, ENTREGA DE PRÉMIOS E EXPOSIÇÕES

.Em 20/08/15 após a escolha, será fixado junto à exposição à lista das melhores fotografias e posteriormente haverá divulgação no Blog do NPE;
.A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá no dia 22/08/15 às 18h na Exposição VIDA E LUZ no Osasco Plaza Shopping.

DIREITOS DE AUTOR

-O participante é autor e detentor dos direitos da fotografia. Contudo, a participação no concurso implica também a cedência dos direitos de uso (patrimoniais) das fotografias à DERO, em regime livre não exclusivo, o que significa que o autor pode também continuar a usufruir delas.

DISPOSIÇÕES GERAIS

.As fotografias em formato digital deverão obedecer às especificidades indicadas 3.1.

.Enviar, até 16 de junho de 2015, os trabalhos conforme item 3.1.

.Datas importantes do presente concurso:
-Abertura: 24 de março de 2015;
- Entrega de trabalhos: até 16 de junho de 2015;
-Apreciação do júri: até 20 de agosto  de 2015;
-Entrega de prêmios: 22 de agosto de 2015;
-Exposição de fotografias: 17 a 22/08/15;
-Serão admitidas no concurso as fotografias que obedeçam ao presente regulamento;
-Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos por deliberação do júri do concurso;
-A participação neste concurso implica a aceitação de todos os termos do presente regulamento;
-Eventuais esclarecimentos devem ser solicitados a:

Nenhum comentário:

Postar um comentário